Páginas

Subscribe:

Filme: Melancholia


 Melancolia   

Elenco: 
Kirsten Dunst (Maria Antonieta), Charlotte Gainsbourg (21 Gramas), Kiefer Sutherland (24 Horas), Alexander Skarsgård (True Blood),
Stellan Skarsgård (Gênio Indomável), Brady Corbet (Violência Gratuita)  
Direção:
 Lars Von Trier 
Duração:
 130 minutos 
Ano: 
2011 
Sinopse
: Justine (Kirsten Dunst) e Claire (Charlotte Gainsbourg) são irmãs que não se dão muito bem, e tudo piora no casamento de Justine. Com a possibilidade de o planeta Melancholia atingir a Terra, Claire se apavora, e Justine está conformada.

Melancolia é basicamente o que o nome diz: um filme melancólico e depressivo, que mostra ao que veio logo nas cenas iniciais. É dividido em 2 partes: “Justine” e “Claire”. A primeira parte não se mistura tão bem com a segunda e não acrescenta tanto ao filme quanto a segunda. Em “Justine” vemos o casamento de Justine e sua tristeza, além da distância de sua irmã. Na segunda parte, Justine está em depressão e passa a viver com Claire. Os boatos de uma iminente colisão de um planeta chamado Melancholia com a Terra mudam o semblante de Justine, que passa aceitar essa possibilidade, diferente de Claire, que se desespera.

As atuações são um dos pontos fortes. Kristen Dunst e Charlotte Gainsbourg estão muito bem, e Kiefer Sutherland surpreende. O estilo de câmera dá uma certa realidade ao que está na tela, os cenários são magníficos e a fotografia é linda.


A trilha sonora provavelmente tem um motivo, mas ainda assim é repetitiva, e isso é uma coisa que eu não gostei muito. E o filme é um pouco longo, 130 minutos. Talvez com 20, 30 minutos a menos, o aproveitamento poderia ter sido o mesmo. Os efeitos especiais não são incríveis a todo tempo, mas são bonitos.

Apesar de não ter sentido o tal desconforto e tristeza que todos falam tanto, a segunda parte me tocou muito. O desespero, o pânico de Claire são tão evidentes que não tem como não se sentir mal por ela. Justine, por outro lado, é egoísta e não tenta entender o lado da irmã.

Sabe aquele filme que você gosta muito, mesmo sem ter tanta certeza do por quê? Melancholia é um desses. Não sei se é porque eu tenho uma tendência forte a amar filmes que me fazem chorar no final, ou se foi a personagem de Charlotte e seu filho que me conquistaram. Pode ser um pouco tedioso, com um ritmo lento, mas vale a pena. É lindo, é bem feito, não te faz ficar perguntando “Mas o planeta vai atingir a Terra mesmo?” e me fez vontade de assistir outros filmes do Von Trier.

Le quote: “Life is only on Earth… And not for long.

Avaliação:  

0 Comentários:

Postar um comentário